Notícias

Reforma Tributária
Regulamentação da reforma tributária neste ano é um gesto importante, diz Padilha
Esforço do ministro tem relação com uma disputa silenciosa entre a Câmara dos Deputados e o Senado que ameaça deixar a conclusão do texto para o ano que vem, contrariando a vontade do governo
08/10/2024
Valor Econômico

Por Renan Truffi

 

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), disse nesta segunda-feira (07) que o governo terá uma reunião ainda esta semana com o senador Eduardo Braga (MDB-AM) para discutir o projeto de regulamentação da reforma tributária, proposta que está em tramitação no Senado. Ele voltou a defender que o Congresso analise a matéria em 2024.

“Devemos ter uma nova reunião esta semana sobre a regulamentação da reforma tributária. A reunião vai ser com o relator Eduardo Braga. Quero reforçar que o governo está otimista com a possibilidade de concluir a votação da tributária este ano. A aprovação [da regulamentação da reforma tributária] neste ano é um gesto importante”, disse Padilha.

O titular da SRI falou à imprensa após participar de reunião de coordenação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. O encontro envolveu alguns dos principais ministros da gestão petista.

O esforço de Padilha em pedir que a regulamentação da reforma tributária avance ainda este ano tem relação com uma disputa silenciosa entre a Câmara dos Deputados e o Senado que ameaça deixar a conclusão do texto para o ano que vem, contrariando a vontade do governo.

O movimento já foi identificado por integrantes do Palácio do Planalto, que reservadamente admitem a possibilidade de a apreciação só ocorrer em 2025.

Nos bastidores, um grupo de senadores tenta evitar que a deliberação seja finalizada na gestão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que deixará o cargo a partir de fevereiro. O intuito é impedir que o alagoano fique com o mérito por ter dado a palavra final na matéria.