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Economia
Confiança do consumidor recua em fevereiro, 3ª queda mensal seguida
Ainda assim, o Índice Nacional de Confiança (INC) permanece em patamar positivo, aos 102 pontos
05/03/2024
Diário do Comércio da Associação Comercial de São Paulo

O Índice Nacional de Confiança (INC), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), recuou 2,8% em fevereiro na comparação com janeiro, aos 102 pontos. Foi a terceira queda mensal seguida.

O indicador, no entanto, continua em patamar positivo, acima dos 100 pontos. A sondagem foi realizada com 1.683 famílias residentes em capitais e cidades do interior do país.

Segundo a ACSP, considerando a variação mensal, houve queda da confiança em todas as regiões do País, com exceção do Norte, onde o índice mostrou estabilidade. Já no recorte por classes socioeconômicas, a queda foi generalizada.

Para Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, ocorreu maior deterioração da percepção das famílias em relação às finanças pessoais e uma piora mais acentuada ainda nas expectativas.

Segundo o economista, o recuo da confiança do consumidor resultou em diminuição da disposição para comprar itens de maior valor – como carro e casa -, bens duráveis – como geladeira e fogão -, além de reduzir a ânimo para investir.

“A tendência negativa do indicador, que parece se consolidar, reflete o processo de desaceleração da economia iniciado em 2023, em um contexto de aumento do endividamento das famílias e de taxas de juros ainda muito elevadas”, diz Ruiz de Gamboa.

Ele pondera que “a confiança do consumidor ainda se encontra no campo otimista, mas sua evolução durante os próximos meses dependerá fundamentalmente das perspectivas da renda e do emprego, que, por enquanto, parecem sinalizar uma desaceleração em relação a 2023”.