Notícias

Finanças Municipais
Quatro em cada 10 cidades brasileiras estão em situação fiscal difícil ou crítica, e 1 terço não se sustenta
Diagnóstico vem retratado no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan)
02/11/2023
Valor Econômico

Quatro em cada dez cidades do país apresentam situação fiscal “difícil ou crítica” — e cerca de um terço não se sustenta financeiramente, dependendo de recursos federais. É o que apontam os dados do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado nessa terça-feira (31) pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

O levantamento tem como base estatísticas oficiais de 2022 de 5.240 prefeituras, coletadas até 11 de julho de 2023 — mais de 90% dos 5.570 municípios computados oficialmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

s pesquisadores calculam que 2.195 municípios (41,9% do total) têm situação fiscal difícil ou crítica. Alta dependência de transferência de receitas, planejamento financeiro vulnerável diante de crescimento de despesas obrigatórias e baixo nível de investimentos são alguns dos fatores levados em consideração no estudo.