Notícias

Economia
Vendas do comércio avançam 0,7% em outubro, diz Boa Vista
No ano, as vendas cresceram 1,0% e a expectativa do birô de crédito é a de que encerrem o ano positivas
01/12/2022
Diário do Comércio da Associação Comercial de São Paulo

As vendas do comércio registraram alta de 0,7% em outubro, na comparação com setembro, segundo dados dessazonalizados da Boa Vista, que têm abrangência nacional. No confronto com outubro de 2021, a alta é de 6,5%.

O aumento expressivo na comparação interanual refletiu nos resultados acumulados. No ano, o indicador apontava crescimento de 0,1% até o mês de setembro e agora marca alta de 1,0%.

Já na análise de longo prazo, medida pela variação acumulada em 12 meses, o indicador cruzou novamente a linha da estabilidade, passando de -1,0% em setembro para uma leve alta de 0,03% em outubro.

“Começamos a ver uma dinâmica mais positiva para o varejo no quarto trimestre, mas isso não significa que haverá um aumento expressivo nas vendas. Alguns números macroeconômicos melhoram, como a inflação que está desacelerando e a taxa de desemprego que também recuou, mas a elevação dos juros, o aumento da inadimplência, assim como a incerteza em torno de como será o ano de 2023 tendem a deixar o consumidor mais cauteloso”, Flávio Calife, economista da Boa Vista.

“Teremos ainda o efeito conjunto da Copa do Mundo, da Black Friday e do Natal até o final do ano e a expectativa é de que o varejo encerrará o ano em alta, mas com grandes desafios para o ano que vem”, complementa o